[Resenha] - Livro: Coisa de Menina
Capa do livro Coisa de Menina, Pri Ferrari |
O livro "Coisa de Menina", escrito e ilustrado por Pri Ferrari, foi publicado pela Companhia das Letrinhas.
É muito emocionante encontrar livros feitos com tanto carinho e cuidado, especialmente para bebês. As ilustrações, o tema e a pertinência da obra, no entanto, ampliam essa classificação etária e conseguem tocar leitores de diversas idades.
O que as meninas podem ou não podem fazer? A resposta, em ilustrações repletas de sensibilidade, é que elas podem tudo.
Profissões, características e sonhos comumente associados ao universo masculino podem (e devem!) ser conquistados pela mulher, caso ela queira. O feminismo é isso: a convicção de que a mulher tem o direito de ocupar os mesmos lugares que o homem. De desenvolver suas habilidades ao máximo, de ser incentivada a atingir seus objetivos, por mais difíceis que pareçam ser.
Ser esposa, mãe ou dona de casa são exemplos de destinos que as meninas são exaustivamente motivadas a buscar, seja pelas brincadeiras, pelo sistema educacional e pela própria conformação social. São atribuições lindas e valiosas, mas não podem ser vistas como as únicas opções em aberto. Elas são tudo o que podemos oferecer? Obviamente que não.
Por sorte, hoje temos rostos femininos ocupando posições de visibilidade, garantindo que as atuais e as próximas gerações tenham em quem se espelhar. Isso não quer dizer que ao longo da história as mulheres não tiveram importância. O trabalho "de formiguinha" vem sendo feito desde sempre, resistindo ao silenciamento e à dominação masculina.
O livro de Pri Ferrari conduz meninas e meninos para a igualdade de gênero. O cenário limitante a que nós somos submetidas só será transformado pela educação. Se na escola esse tema é considerado um tabu (o que não faz o menor sentido), podemos tentar essa mudança através da educação em casa, com o apoio de publicações como esta.
Já sou adulta, uma mulher. Moro sozinha, sou dona de casa, além de jornalista e mestranda. Carrego comigo sonhos que mantenho desde criança, como o de casar e o de ser mãe. Tenho certeza de que um dia irei realizá-los. Mas antes - ou no caminho - disso, não me privarei de conquistar e transformar o mundo. De outras e de todas as formas que eu quiser. Porque isso sim é coisa de menina.
Coisa de Menina, Pri Ferrari |
E para você? O que é coisa de menina?
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante! :)