[Resenha] - Livro: O Meu Pé de Laranja Lima

Zezé é inteligente, criativo e aprendeu sozinho a ler. A imaginação do garoto é capaz de aliviar um pouco da condição em que vive. Uma irmã mais velha tem um pouco mais de piedade com o garoto, mas outros familiares não exitam em agredi-lo.
A família muda de casa e, no novo endereço, no quintal, há um pequeno pé de laranja lima. Zezé conversa com o novo “amigo” - a quem dá o nome de Minguinho - e também com o morcego Luciano. Pelo pensamento, ele consegue viver diversas aventuras. O irmãozinho mais novo, Luiz, acompanha o menino em alguns relatos felizes e em outros tristes, marcados pela humildade e inocência.
Portuga, um homem da cidade que já havia batido em Zezé por ele ter pegado “carona” na traseira do carro, acaba se sensibilizando com a situação do pequeno. Os dois dão início a uma amizade verdadeira, singela e paternal.
Zezé aprende, desde muito cedo, o que é a dor. E o leitor sofre junto.
Opinião: Nas férias, levei este livro para a praia e li rapidinho. É uma história curta e envolvente, com uma linguagem assustadoramente natural. Durante a leitura, tive a impressão de que uma criança falava, mas sem parecer forçado. O protagonista é um menino inteligente e observador e o autor, talvez num relato autobiográfico, conseguiu passar para as páginas esse espírito curioso. Fiquei encantada! Achei bacana que esta edição trouxe informações sobre o escritor - que eu não conhecia. Ele já trabalhou até como modelo por ter sido um homem muito bonito. rs Recomendadíssimo! É uma boa dica para quem “não gosta” de ler, pois tem uma linguagem simples que "fisga" o leitor.
Avaliação:

Hey Thais!
ResponderExcluirOuço falar dessa história há muuito tempo pois minha vó sempre cita a novela que só depois que vim descobrir que foi um "adaptação" do livro. É um livro que sempre despertou minha vontade em ler por essa aparente simplicidade e sensibilidade. Certeza que irei gostar como você :)
Visite: Cantina do Livro