[Resenha] - Livro: Capitães da Areia
O livro é dividido em três partes, sendo elas: "Sob a lua, num velho trapiche abandonado", "Noite da Grande Paz, da Grande Paz dos teus olhos" e "Canção da Bahia, Canção da Liberdade".
Na primeira parte, conhecemos o local onde os conhecidos e terríveis Capitães da Areia moram, um velho trapiche abandonado. Visto pela população como crianças maldosas que apenas roubam, descobrimos a verdadeira situação desse grupo. Com um líder, regras e respeito, os meninos formam um lar no trapiche.
Pedro Bala é o líder do grupo, com seus cabelos loiros, uma cicatriz e apenas 15 anos. Com seus companheiros de morada, cria engenhosos planos de roubo para sustentá-los. Professor, João Grande, Pirulito, Sem-Pernas, Gato, Boa-Vida e Volta Seca são os maiores companheiros de Pedro.
Na segunda parte, a vida de todos muda no trapiche quando Dora e seu irmão Zé Fuinha tornam-se membros dos Capitães de Areia. Pela primeira vez os meninos encaram uma figura feminina em sua morada. Dora foi como uma mãe para eles, uma fonte de carinho que nunca tiveram antes. Foi também irmã e amor, para alguns.
A vida de roubos, o amadurecimento fora de hora, a vida de adulto em corpos de crianças, as aulas de Capoeira com Querido-de-Deus, os encontros com a mãe-de-santo Don'Aninha, a tentativa de catequização e amizade do Padre José Pedro: tudo isso nos é mostrado de forma direta e real por Jorge Amado.
Na terceira parte descobrimos o destino de cada um dos incríveis personagens e, acredite, nos emocionamos com todos eles. A vida sofrida dos meninos se reflete de forma diferente no caminho que eles decidem tomar.
Impossível ler esse livro e não se sensibilizar e amar cada personagem, cada detalhe. Indico essa obra prima de Jorge Amado para todos aqueles que, como eu, não resistem a um bom livro! /amando
Avaliação:
O cinema nacional fez um filme lindo sobre a história, vale a pena assistir. Confira abaixo o trailer:
Primeiro e unico livro de Jorge Amado que li e entendo por que é considerado um dos maiores autores de todos os tempos (além de ser meu conterrâneo). Capitães da Areia é tão simples e bem escrito que realmente não há como não se ambientar a trama. Um dos meus livros favoritos.
ResponderExcluir@carlosmagno_ecb
http://cantinadolivro.blogspot.com.br
Então, está esperando o quê para ler outros livros de Jorge Amado? Existem outros tão ou melhores que Capitães de Areia. Ler, principalmente bons livros, vão fazer diferença no seu futuro. Um dia você vai saber porquê...
ExcluirOi Amanda!
ResponderExcluirEsse é um dos livros clássicos brasileiros que mais tenho vontade de ler, só escuto opiniões positivas! Nunca li nada do Jorge amado e é uma vergonha isso. Vou começar por esse e talvez leia depois Gabriela cravo e canela.
Beijos!
Brenda Lorrainy
cataventodeideias.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir
ResponderExcluirEstou relendo ele por causa da escola. Mas, na primeira vez que eu li, foi por livre e espontânea vontade.
Gostei da sua resenha. Soube ser fiel e passar a ideia real de como o livro é.
Impossível não amar "Capitães da areia".
www.minhassipressoes.blogspot.com.br
Li algumas resenhas amei um livro muito bom assim q tiver tempo quero ler cm mais paciencia
ResponderExcluirVisitem meu blog :http://estanteliterarianews.blogspot.com.br/
ResponderExcluirUm dos livros mais maravilhosos do modernismo brasileiro. Não tem como não amar e se emocionar com Capitães da Areia. Um dos meus livros preferidos do mundo. A resenha fez jus à magnitude da obra ♥
ResponderExcluirDiary of Dreams ♥ Facebook